terça-feira, 8 de julho de 2014

TRANSITÓRIO ou DEFINTIVO

Estamos vivendo o emocionante desfecho da Copa do Mundo de 2014.

Nesta semana serão disputadas as semifinais, classificando as duas equipes que se enfrentarão no domingo para definir a campeã.

A ansiedade toma conta da grande maioria dos que estão acompanhando este campeonato, principalmente dos brasileiros, argentinos, alemães e holandeses, cujas seleções ainda permanecem na competição.
Enfocando principalmente a reação de nosso povo, fico a imaginar que, dependendo dos resultados das duas próximas partidas, poderemos experimentar emoções radicalmente opostas, entre os extremos de uma explosão de euforia até à profunda frustração de nadar o oceano inteiro e morrer na praia.

Basta recordar o que vivenciamos nas copas passadas, seja nas cinco vezes em que nos sagramos campeões, ou quando sentimos o gosto amargo da derrota.

Relaciono a seguir algumas possíveis consequências se o Brasil vier a se sagrar HEXA-CAMPEÃO?
Nosso povo sairá às ruas para dar vasão à sensação de júbilo.

Aproveitaremos para desfrutar a agradável sentimento de superioridade sobre nossos competidores, principalmente os argentinos.

Anestesiaremos, por algum tempo, as reais situações adversas que nos afetam cotidianamente, como inflação alta, serviços precários de saúde, educação, segurança, problemas de desemprego, fome, drogas, etc.

Provavelmente, o resultado desta copa do mundo será explorado na campanha eleitoral deste ano, por perspectivas opostas, seja em caso de vitória ou derrota da equipe brasileira.

Mas, de fato, muita pouca coisa há de mudar, qualquer que seja o desfecho deste campeonato e, como diz a música de Chico Buarque, tudo voltará ao seu lugar após a banda passar.

Tais reflexões me trouxeram à memória o seguinte texto “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.” (1º Coríntios 9: 25)

Todos nós temos, por certo, vários objetivos a atingir ao longo de nossa existência. E, para alcançá-los, nos esforçamos, fazemos sacrifícios, suplantamos obstáculos, chegamos muitas vezes a experimentar rivalidades, enfrentar ameaças, e quem sabe, até mesmo sofrer vários tipos de violência, desde as verbais às físicas?

Olhando retrospectivamente para minha vida, a pergunta que me faço é: será que valeu a pena tanto esforço para algumas causas pelas quais lutei?

Será que as coroas de louro conquistadas com tanto sacrifício, após algum tempo passado, não se encontram corrompidas, murchas, e sem o brilho do momento em quem subimos ao pódio?

Em outras palavras, valeu a pena o CUSTO—BENEFÍCIO para botar a mão na taça, conquistar um emprego, obter um excelente retorno financeiro, adquirir um bem, atingir um status, enfim, sermos considerados vitoriosos e bem sucedidos na vida?

Ou seja, até que ponto nossas metas e objetivos, por mais legítimas e meritórias que sejam, poderiam ser classificadas em TRANSITÓRIAS ou DEFINITIVAS.

Proponho os seguintes critérios para distinguir entre estas duas categorias:

TRANSITÓRIAS: Relativas a esta vida terrena, conforme descrito no texto de Salmo 90: 10 “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.”

DEFINITIVAS: relativas à eternidade, conforme João 3: 16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Com base nos dois textos acima, posso concluir que, por mais vitoriosa que seja a minha vida nesta terra, independente de quantos e quão valiosos sejam os objetivos conquistados, se eu não tiver tomado posse da salvação em Cristo, não alcançarei a COROA INCORRUPTÍVEL, vale dizer, não desfrutarei da VIDA ETERNA com DEUS, conforme as palavras de Jesus “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6)

Finalizando, gostaria de relembrar a reação dos 70 discípulos que regressaram da missão que Jesus lhes havia confiado, dizendo alegremente: “ Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Mas Jesus lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus. (Lucas 10:17-20)

Já temos a certeza de que nosso nome está arrolado nos céus?

Caso positivo, isto é DEFINITIVO, pois nos garante a certeza de que seremos herdeiros de DEUS e coerdeiros com CRISTO por toda a VIDA ETERNA.

Tudo o mais é TRANSITÓRIO, inclusive a vitória ou derrota do Brasil nesta COPA DO MUNDO.

Américo Marques Ferreira
07 de julho de 2014

Fonte: o próprio autor, por e-mail,  antes do jogo Brasil e Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário