domingo, 29 de março de 2015

Repúdio à tirania midiática – Um manifesto

A mídia retrata, critica, sugere ou impõe a realidade.

Quando retrata é mídia passiva, apenas útil como espelho para mostrar o que já se vê no dia a dia.

Quando critica avalia, aponta equívocos, destaca virtudes, insinua causas e consequências, faz pensar.

Quando sugere, aponta caminhos, propõe alternativas, conjectura possibilidades, abre debates, faz antever novos cenários.

Quando impõe, desrespeita, acha-se dona da verdade, almeja implantar uma nova e sua realidade, agride, insulta, desconsidera valores, fecha os olhos para a realidade que está, em favor da que pretende implantar. É radical e, por isso, opressora e perversa.

O que temos hoje no Brasil é a tentativa de implantação da mídia impositiva, em prejuízo crasso da reflexiva e crítica; em prejuízo óbvio da que é racional, da de bom senso e da plausível.

O caso que gera agora reações das pessoas, trazido ao ar pela Rede Globo de Televisão, com a recém lançada novela “Babilônia”, é uma demonstração clara da tentativa dessa mídia impositiva e perversa estabelecer-se e, pior, prevalecer. 

Aconteça isso e teremos instalada a ditadura midiática, agora ditando não cortes de cabelo, vestuários e grifes, mas ideologias, hábitos e comportamentos.

Nada mais avesso aos princípios cristãos, zelosos dos bons costumes de uma moralidade equilibrada e fortemente embasada num espiritualidade saudável, onde a mente é desafiada a um constante inconformismo com realidades más e improdutivas; onde a consciência crítica é estimulada para provocar mudanças positivas nas realidades vigentes. 

Do ponto de vista cristão a realidade não é destino, especialmente quando se apresenta débil, enferma, exibindo contornos de crueldade e de maldade. 

Por esta razão nós, pastores e líderes batistas, indignados com esta postura ditatorial da Rede Globo, ao colocar no ar cenas que, além de não retratarem a realidade, pulam a etapa da reflexão e insistem na tentativa de convencer as pessoas que o lixo é bom, que o podre é nobre e que a imundície é saudável.

Nossa indignação é reagente a este persistente esforço da Rede Globo, mormente através da sua dramaturgia, de destruir a família, esculachar com o casamento, legitimar o adultério como caminho viável à felicidade e a mentira, traição e falsidade como ferramentas sadias para se conseguir o que se deseja.

Indignados, nos manifestamos objetivamente contra as novelas e os programas da Rede Globo que seguem nesta trilha nefasta, desmanteladora da família e demolidora dos valores cristãos, bem como contra qualquer outra emissora que vá na mesma direção.

Fazemos, como líderes cristãos que somos, ecoar tão longe quanto possível, a lembrança de que somos, como pessoas, agentes e não meros objetos da história.

Somos nós que compramos os aparelhos de TV, somos nós que escolhemos nossos pacotes de canais por assinatura, somos nós que selecionamos os canais e somos nós, com a nossa audiência ou com a ausência dela, que decidimos que tipo de mídia desejamos.

Assim, apelamos ao povo brasileiro que não se deixe dominar por uma mídia perversa que tudo faz para implantar a tirania do poder midiático. Ao contrário, escolha criteriosamente canais e programas; que aguce sua consciência crítica e lute por uma mídia saudável e benévola, construtiva de um Brasil melhor.

Que o povo brasileiro lembre-se do que ensinou Paulo, o Apóstolo: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Rio de Janeiro, Março de 2015.
Ministério OIKOS – Ministério Cristão de Apoio à Família

Fonte: Movimento Cristão em Defesa da Família


Aliança Pró-Família

Recebido por e-mail via Pr. Cleydemir Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário